-
Arquitetos: :mlzd
- Área: 60 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jan Bitter Fotografie
Descrição enviada pela equipe de projeto. O espaço público está sob pressão: comercializado para interesses econômicos, manobrado em insignificância pela auto-organização privada. Sua função original é um fórum da vida pública? Ao mesmo tempo, o número de normas, regulamentos e requisitos que devem garantir segurança e funcionalidade está aumentando. As possibilidades criativas pelas quais a nova arquitetura pode reagir à especificidade do local surgem cada vez menos? E se sim, como os edifícios são afetados por esses processos?
A instalação realizada pelo :mlzd na Berliner Architekturgalerie está procurando respostas para essas perguntas. Baseado em um motivo típico da caixa de ferramentas espaciais e criativas do escritório de arquitetura suíço, o objeto lança as amarras da apropriação, torna-se independente, ousa atravessar a fronteira entre a galeria, o espaço de transição e o espaço público, expondo-se.
À primeira vista, simplesmente um sinal enviado à cidade, convida a instalação a se envolver com o espaço e a atmosfera, expondo um potencial lúdico, surreal, talvez até absurdo, da arquitetura e gerando sua própria pequena realidade na qual talvez até a melancolia efêmera megalomaníaca de Karl Marx-Allee possa ser percebida sob uma nova luz.